Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bruno Giorgi Parte II


No ano de 1939, ano este da segunda guerra mundial. Bruno Giorgi sua esposa Giuliana e seu irmão Cesare retornam a habitar no Brasil e desta vez na cidade de São Paulo; onde continua a cultivar inúmeras amizades. Dois anos depois se separa de Giuliana Segre, monta um ateliê, fica amigo de Di Cavalcanti e Mário de Andrade que impulsiona a sua carreira através de sua enorme influencia dentro do governo da época.


Foto 1: Montando a obra Meteoro em Brasilia.1967.Coleção Leontina Giorgi, Rio de Janeiro



Frase: Gosto dos monumentos porque a obra de arte precisa ser vista por todos. Essa é a verdadeira função da arte, principalmente da escultura. Bruno Giorgi,Veja, Nov.1978)


Recebe o maior reconhecimento de sua carreira no ano de 1965, sendo considerado pela critica mundial o maior escultor brasileiro do século XX. Neste ano se muda para a região de Carrara na Itália para esculpir o meteoro que ficaria pronto dois anos depois e foi inaugurado em Brasília, fica no espelho d’água do palácio do Itamarati e é símbolo das relações exteriores do Brasil.



Foto 2: Foto atual do Meteoro no espelho d'água. Brasilia-DF

Fonte: http://www.skyscrapcity.com

Assim como também construiu a obra de arte “Os guerreiros”, mais tarde rebatizada popularmente de “Os candangos” em homenagem aos trabalhadores migrantes que construíram a capital federal.


Foto 3: Os Candangos. 1968.Bronze.Coleção Leontina Giorgi, Rio de Janeiro


Frase: "Não esculpo em madeira ou outros materiais perecíveis porque eles lembram idéias pereciveis... (Bruno Giorgi.A Tribuna de Santos, Set. 1974)



Fonte: Grinberg, Piedade Epstein. Bruno Giorgi 105-1993. Metalivros. São paulo, 2001.


Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário